quarta-feira, 23 de junho de 2010

Forte de Santo Antônio da Barra (Salvador / Bahia / Brasil)

Olá amigos... no começo desse mês estive, junto com minha mãe, visitando a cidade de Salvador-BA para, além de conhecer a primeira capital brasileira, resolver negócios no Consulado Espanhol e rever parentes que por lá criaram raízes.

A viagem foi maravilhosa e a hospitalidade do meu primo Roberto e de sua esposa Andrea foi perfeita!!! Conseguimos resolver o resgate da nacionalidade espanhola de minha mãe logo no primeiro dia e tivemos os outros três para conhecer um pouco da cidade de Salvador-BA e toda a sua importância na história do nosso país.

Fomos em vários lugares como Pelourinho, Centro Histórico, Mercado Modelo, Igreja de São Francisco, Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, Elevador Lacerda, Lagoa do Abaeté, Praia de Itapuã, Baía de Todos os Santos, entre outros. Porém uma das visitas que achei bem legal foi ao Forte de Santo Antônio da Barra e resolvi fazer esse post para dividir com vocês um pouco do que vi por lá.



O Forte de Santo Antônio da Barra localiza-se na ponta do Padrão (atual Largo do Farol da Barra) em Salvador-BA e foi construído em 1583, em uma posição estratégica, para guarnecer a Baía de Todos os Santos. [Naquela época a tradição era de que todas as praças de guerra fossem dedicadas a um santo, que protegeria o local do alcance da artilharia inimiga.]

No início, o Forte era apenas uma trincheira montada em terra socada, feito de areia e taipa, pedra e cal. Entretanto, no governo geral de D. Francisco de Sousa (1591-1602), o Forte de Santo Antônio foi reformado pelos portugueses e, projetado pelo engenheiro português Leonardo Torriani, ganhou o formato octogonal.

Após o naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, capitania da frota da Companhia Geral do Comércio do Brasil, o Forte foi reedificado a partir de 1696, durante o governo geral de João de Lencastre (1694-1702), quando recebeu um farol - um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia. Concluído em 1698, esse farol, o primeiro do Brasil e o mais antigo do continente, passou a ser chamado de Vigia da Barra ou Farol da Barra.

À época do Período Regencial, o decreto de 6 de julho de 1832 determinou a instalação de um farol mais moderno, fabricado na Inglaterra, em substituição ao antigo. Em 1839 o novo equipamento de luz catóptico erguia-se sobre uma torre troncônica de alvenaria, com alcance de dezoito milhas náuticas, com tempo claro. Em 1888 um novo aparelho de luz foi encomendado na Europa para o Farol da Barra que foi reinaugurado em 20 de agosto de 1890.

Sua posição estratégica o tornou de grande valor na época das lutas pela independência da Bahia. Nessa época, o Forte do Farol da Barra contava com 18 canhões.


Em 1938 o Forte de Santo Antônio da Barra foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em 1975 foi reformado para a instalação da Seção do Museu Naval e Oceanográfico em suas dependências e em 1990 foi novamente reformado para ampliação do Museu e restauro do forte e farol.

Ele é administrado até hoje pela Marinha do Brasil e apenas um funcionário autorizado por esse órgão pode operar o farol.

No alto do Forte podemos conferir uma magnífica vista da Baía de Todos os Santos, além de canhões utilizados nas guerras do passado. Outra coisa bem legal é entrar nas guaritas e imaginar como os sentinelas ficavam naquela época (kkkkkkk). Na parte interna, o seu museu possui peças sensacionais, como um antigo previsor de marés, uma réplica de um navio negreiro, várias miniaturas de embarcações e um escafandro que te faz sentir o mais antigo dos mergulhadores.



Essa é, sem dúvida, uma visita que aconselho quando forem a Salvador!

Obrigado pela visita.



Grande abraço!

Um comentário:

  1. Um passeio como este vale muito! O que se aprende é indescritível. Uma coisa é falar "os soldados ficavam em guaritas apertadas". A outra é estar lá e sentir na pele (ainda que só por poucos segundos) como eram as condições. E isso é só um exemplo...
    Excelente post, novamente!
    PS: Quem é a linda mulher de camisa azul? kkkkk

    ResponderExcluir